A negativação indevida ocorre quando o consumidor é inserido ou mantido no cadastro de inadimplentes do SPC ou Serasa, em virtude de um erro, justificável ou não.
A negativação indevida pode causar danos graves ao consumidor, que corre o risco de ser impedido de realizar transações financeiras como compras à crédito e financiamentos e, até mesmo, de conseguir um emprego.
Ao constatar a negativação indevida, o consumidor deve entrar em contato com a empresa que fez o seu registro e a mesma deve resolver a situação o quanto antes. O ideal é que esse contato seja feito por e-mail, por ligação com o número de protocolo, ou pelas redes sociais para que sirva de prova da tentativa de resolução amigável do problema.
Sim. Em algumas dessas situações, o consumidor pode acionar a Justiça com o pedido de indenização por danos morais. Além disso, se a vítima sofrer algum prejuízo financeiro decorrente da negativação indevida, cabe também a indenização por danos materiais.
A Rossetti, Ayres & Galati Sociedade de Advogados atua com assessoria jurídica especializada em Direito do Consumidor e tem como missão garantir que seus clientes sejam respeitados em sua relação jurídica de consumo.
Com vasta experiência em ações de cobrança indevida, atendemos em todo Brasil de forma digital e totalmente on-line, garantindo celeridade e rapidez para solução da contenda.
Contamos com profissionais altamente capacitados que estão disponíveis para ajudar você a recuperar a sua tranquilidade, retirando seu nome registrado indevidamente dos cadastros de inadimplentes.